O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

0141 - DIREITO UNIVERSAL (EDIT)



Há alguns anos percebi que o direito a vida é universal. É um privilégio adquirido simultaneamente à dádiva da existência por todo vivente que detém um sistema nervoso central.

Assim, viver não é prerrogativa do ser humano. Sou contra os maus tratos e a matança dos animais, a qualquer pretexto. Portanto, por uma questão meramente moral, sou vegetariano.

Antônio Ferreira Rosa.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

0140 - ÚTEROS ARTIFICIAIS. (EDIT)

A mulher conquista sua independência relacionada à reprodução pela evolução da ciência e do conhecimento. Deu o primeiro  passo em direção a liberdade quando livrou-se do jugo da gravidez indesejada, com a descoberta dos anticoncepcionais, há várias décadas.

No futuro, outra conquista proporcionada pela ciência e a tecnologia acontecerá. A gestação não subjugará mais a mulher por longos meses, como tem feito nas últimas centenas de milhares de anos, causando desconfortos, sofrimentos de todos os tipos, e milhões de mortes de filhos e mães.

Úteros artificiais serão uma opção. Possibilitarão a gestação com mais segurança para mães e para filhos; com mais possibilidades de controles e com mais qualidade sem  desconfortos, o sofrimentos e a imobilização da mulher por nove meses.

O embrião, concebido por métodos naturais, ou não, será colocado em um ambiente gestacional, útero artificial, com todos os nutrientes úteis e necessários a cada fase do desenvolvimento do bebe e  livre de todos os nutrientes nocivos. 

Além das demais  condições necessárias para o desenvolvimento e a formação da vida em cada etapa de crescimento do feto; temperatura correta; estímulos e informações selecionadas para cada fase do desenvolvimento físico, cognitivo e neurológico. 

Tudo sob rigorosos princípios científicos pedagógicos e psicológicos; iluminação adequada; ambiente totalmente seguro, longe dos acidentes de trânsito, dos ruídos, das balas perdidas, dos tombos, sobressaltos, viagens e doenças físicas e emocionais das mães; monitoração permanente de todos os aspectos da saúde e formação física e neurológica; eliminação do trauma do parto para a mãe e para o filhos. 

Ao nascer o bebê não seria retirado violentamente de um ambiente aconchegante, como se fosse arrancado de uma parte de si  mesmo, más, o ambiente gestacional seria retirado do seu entorno, gradativamente, sem traumas, violências e sofrimentos.

Os aspectos afetivos seriam desenvolvidos pela mãe e o pai, no monitoramento, na observação do processo e na comunicação com o bebê em desenvolvimento de forma orientada por profissionais, médicos, enfermeiras, pedagogos e psicólogos.

Pesquisas recentes  sobre a função maternal constata que a premissa de que a mulher tem que ser mãe para se realizar, é falsa. Não passa de mito.  A mulher moderna se realiza plenamente, tal como o homem, por outras funções e valores da sociedade.

Assim, a mulher seria mãe biológica e mãe de criação de qualquer forma, com a vantagem de não passar, ela nem o bebê, pelas inconveniências e o sofrimento da gestação tradicional.

Antônio Ferreira Rosa.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

0139 - ESPÉCIE SEM LIMITES. (EDIT)



No futuro da humanidade seremos capazes de dominar, totalmente, a natureza neste planeta. O clima, os relâmpagos, os terremotos, os maremotos, erupções vulcânicas, as chuvas, enfim, todas as manifestações da natureza serão dominadas plenamente.

Nas ciências já conhecidas, Física quântica, nanotecnologia, estão os conhecimentos tecnológicos necessários, a serem desenvolvidos naturalmente, para  essa conquista.

Se alguém duvida desse estágio evolutivo futuro, basta verificar que, no passado próximo éramos capazes de poucos controles sobre a natureza. Hoje, já podemos prever e atuar em muitos eventos com relativa precisão. 

Podemos prever onde vai chover, quanto vai chover, e quando vai chover; prever os tufões, os terremotos e os maremotos com relativa antecedência; podemos dominar as enchentes; prever a variação, e a intensidade do clima; provocar chuvas artificiais, tudo com recursos científicos e tecnológicos que estão evoluindo velozmente.

Lembremos que, para construirmos o maior prédio do mundo tivemos que fazer, antes, o  seu alicerce; para construirmos o maior navio precisamos descobrir o ferro há milhares de anos e aprender a processar o aço há centenas de anos; para usarmos pneus de alta tecnologia que temos hoje tivemos que usar primeiramente as rodas de madeira das primeiras carroças e automóveis; para irmos à Lua tivemos antes que aprender a voar no 14 Bis.

Assim, o domínio que temos, hoje, sobre a natureza, apesar de insuficiente, é indício bastante para, transcorrido o tempo evolutivo, dominarmos totalmente a natureza.

Antônio Ferreira Rosa.

domingo, 24 de novembro de 2013

0138 - “VACINAS DO COMPORTAMENTO”.



Assim como, há muito tempo, a ciência fabrica vacinas para as doenças de origem física, no futuro acredito, fabricará vacinas para as doenças de origem comportamental, “vacinas do comportamento” uma vez que, penso, todos os distúrbios dessa área, as delinquências e a opção pelo mal que indivíduo faz pela vida a fora, tem seu começo e causa no início da formação cognitiva e neurológica, e, acomete o ser humano, desde a vida intrauterina, a partir da formação do sistema nervoso central, para o resto da vida.

As “vacinas do comportamento” serão constituídas pela aplicação de “conhecimentos e ou experiências sensoriais especificas”, cientificamente elaboradas, que todo cérebro “virgem” deve receber para formar, corretamente o “software psicológico" sob o qual será construída a estrutura neurológica e cognitiva. Condição, absolutamente, necessária para uma perfeita elaboração dos conceitos éticos e morais, bem como a formação dos princípios que fundamentarão uma relação futura, coerente, com a questão da opção pelo “bem” e o “mal”.   

Acredito que a má formação cognitiva e neurológica, seja provocada pela ausência de uma educação inicial, científica e pedagógica, e é a principal determinante dos distúrbios de comportamento no ser humano. Acredito que a conduta antissocial, não seja causada apenas por determinantes de natureza fisiológica, mas, principalmente pela influência do meio, através da relação equivocada com as gerações adultas, desde a vida intrauterina, até a adolescência.

A influência das gerações adultas e a educação (não científica), são as responsáveis pela má formação da estrutura cognitiva e neurológica do indivíduo, e começa com a formação do sistema nervoso central na vida intrauterina. Fato que poderá determinar, pela vida toda, uma relação incoerente com o bem e o mal. Como também poderá explicar a relação com os distúrbios de comportamento, de caráter, e de personalidade de toda ordem, inclusive a manifestação das doenças neurológicas como a esquizofrenia, o autismo, a Síndrome de Asperger e outras. Neste sentido, a opção pela delinquência, ou por qualquer tipo de opção pelo mal, por exemplo, são determinadas pela forma, com que as primeiras informações e experiências, impressionaram, primariamente, o cérebro virgem dos bebês.

A natureza, a qualidade, a intensidade e a ordem dos conteúdos, experiências e todos os tipos de sensações recebidas, nas diferentes etapas do desenvolvimento cerebral, desde de a formação do sistema nervoso central (cérebro virgem) até a adolescência, vão determinar de forma decisiva a formação do eu chamo de “software psicológico”, absolutamente, necessário para que o “hardwere” (cérebro virgem), possa formar, corretamente, sua estrutura neurológica necessária ao processamento da relação conceitual com a noção de bem e de mal, de certo e de errado, de forma lógica e coerente; sem equívocos, para o resto da sua vida. Se este processo, complexo, delicado e minucioso, for ignorado e negligenciado como vem sendo até então, pela falta de uma ciência pedagógica, o resultado é o que conhecemos há milênios: a humanidade produzindo, pela falta de conhecimento, século após século, seus próprios delinquentes.

No futuro, o conhecimento humano ainda vai provar que estas experiências iniciais recebidas pelo cérebro “virgem”, devem ser exclusiva e absolutamente científicas e respeitar rigorosos princípios pedagógicos e psicológicos a ser definidos, sob pena de prorrogarmos, indefinidamente, os problemas da educação do ser humano e de sua opção pela delinquência e outros  prejuízos para o convívio social e pessoal, por exemplos, retardando assim, a eliminação da delinquência, do meio da humanidade... 

Antonio Ferreira Rosa.