O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






sábado, 12 de setembro de 2015

0145 - EVOLUÇÃO SENOIDAL.(EDIT)

Refletindo sobre a dinâmica da civilização no tempo, concluí que a linha da evolução humana não é uma reta, mas, uma onda senoidal. Isto é, as crises, as guerras, as depressões econômicas, as crises mundiais, são representados sempre pelos senoides inferiores dessa onda. Já os períodos de prosperidade, bonança, paz,  evolução tecnológica, crescimento econômico estão representados sempre pelos senoides superiores dessa onda.

Os problemas humanos, os fracassos, as limitações, as guerras, as dificuldades, a falta de conhecimento, não possuem, necessariamente, um caráter acumulativo. Já as soluções proporcionadas, pela ciência, a filosofia, pelo conhecimento tecnológico, se apresentam e se acumulam em progressão geométrica. Por essa simples condição matemática estamos cada vez mais distantes da ignorância absoluta do nosso obscuro passado, cujo status era de animais, e mais próximos do conhecimento absoluto do nosso promissor futuro, cujo status será dos Deuses.

No momento estamos em queda para um senoide inferior, onde, talvez, a estupidez de termos procriado como ratos, quase 8 bilhões de indivíduos, em sua maioria absoluta, egoístas, embrutecidos, violentos, ignorantes, devastadores do planeta, possa custar à nossa geração e às próximas um histórico e inigualável blackout. Até que a população chegue a um número razoável de indivíduos, viabilizando assim, a ocupação dessa espaçonave azul para as gerações futuras. 

Pior, o estopim desse blackout já está acesso. Nos países subdesenvolvidos como o Brasil, a América Latina em geral, África, oriente médio, um fato social de peso já está acontecendo, refiro-me à falência dos Estados e do modelo econômico global. As instituições mantenedoras da ordem, do progresso, pela incompetência e pela corrupção dos governantes estão perdendo a credibilidade e a capacidade de proteger o Estado, a lei, a ordem, a economia e o cidadão. Poderemos ser colonizados pela segunda vez.

Será a volta á barbárie em pleno terceiro milênio? Não acredito neste caos todo acho que a ciência e o conhecimento humano darão as soluções necessárias em tempo hábil.

Depois o próximo senoide será superior novamente e o salto evolutivo será fantástico. Conquistas do tipo o domínio do envelhecimento e da morte, o domínio de todas as doenças, o domínio pleno da nanotecnologia, a aprendizagem pela inserção dos conteúdos diretamente no cérebro, sem passar pelos cinco sentidos, a eliminação do genes do egoísmo do nosso DNA, o domínio pleno da natureza; no futuro mais distante, o domínio da desmaterialização quântica do corpo humano para as viagens intergalácticas, pelo universo, na velocidade do pensamento, serão conquistas da humanidade  plenamente evoluída. 

Por essa época teremos acessado ao status daqueles que estão por trás da nossa presença nesse planeta e aptos e encontra-los em qualquer lugar do universo. 

Antônio Ferreira Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos poderão ser excluídos.