O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






segunda-feira, 27 de junho de 2011

0013 - O HOMEM E A MULHER

"O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono;
Para a mulher um altar.

O trono exalta; o altar santifica.
O homem é o cérebro; a mulher o coração, o amor.
A luz fecunda; o amor ressuscita.
O homem é o gênio; a mulher o anjo.

O gênio é imensurável; o anjo indefinível.
A aspiração do homem é a suprema glória;
A aspiração da mulher, a virtude extrema.
A glória traduz grandeza; a virtude traduz divindade.

O homem tem a supremacia; a mulher a preferência.
A supremacia representa força.
A preferência representa o direito.
O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lágrimas.

A razão convence; a lágrima comove.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher de todos os martírios.
O heroísmo enobrece; os martírios sublima.

O homem é o código; a mulher o evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é o templo; a mulher, um sacrário.
Ante o templo, nos descobrimos;

Ante o sacrário ajoelhamo-nos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter cérebro;
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano; a mulher um lago.
O oceano tem a pérola que embeleza;
O lago tem a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa; a mulher o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma.
O homem tem um fanal; a consciência;
A mulher tem uma estrela: a esperança.
O fanal guia, a esperança salva.

Enfim...
O homem está colocado onde termina a terra;
A mulher onde começa o céu...

VICTOR HUGO

domingo, 26 de junho de 2011

0012 - RESPOSTAS AOS ATEUS V

Prezado

Oiced Mocam e demais ateus do mundo.

Digo que, mais uma vez você esta quase certo. Só peca quando nega, irracionalmente, a existência de uma Inteligência Superior e de outra vida após esta vida. Concordo contigo e com todos os ateus quando vocês criticam as presepadas da humanidade para fabricar as religiões e seus estereótipos de deuses, ao longo da história.

E, nesse particular, me desculpe os católicos e os evangélicos, o Cristianismo ganha por larga vantagem. Não sei quanto tempo ainda a Humanidade vai levar para se recuperar deste engano que, reputo o maior já produzido pela humanidade. Maior até que o do Judaísmo e o do Islamismo. Até quando a humanidade, movida pela ingenuidade e estupidez dos crentes, vai ser “ovelha” dos papas, dos luteros, dos rabinos, dos macedos, dos valdomiros, e outros exploradores da ignorância humana?

Creio que Deus nunca esteve na terra, muito menos, na condição humana e com o objetivo que se alega. E, a humanidade nunca esteve perdida, portanto, nunca precisou de salvação a não ser a salvação que ela mesma está construindo ao longo da sua odisséia terrena motivada pela insaciável sede de conhecimento e evolução. Acredito que, somente através desta viagem sem volta, navegando no meio do obscurantismo religioso e das demais dificuldades próprias da cada época. Utilizando como bússola, o embate filosófico democrático daqueles que tem o privilégio do pensamento lógico, passageiros da ciência, rumo ao "conhecimento absoluto". Só assim, dominaremos a morte; eliminaremos toda espécie de "Mal" do meio da nossa espécie; dominaremos o tempo, o espaço e a matéria; e, desvelaremos a verdade por traz do Planejador Inteligente da nossa odisseia terrena, e do nosso destino, após ela...

Volto repetir, acabar ou virar poeira cósmica, com a morte, jamais. Esta possibilidade filosófica não se sustenta no terreno da coerência e da lógica.

Aliás, sobre a explicação do motivo da nossa odisséia terrena gostaria de lembrar que minha tese dá uma explicação bastante coerente. Veja “UMA NOVA TEOLOGIA PARA A HUMANIDADE”. Aqui neste blog.

Quanto a você meu caro gaucho Oiced Mocam saiba que quando fechar os olhos aqui nesta dimensão, muito possivelmente, abrirá imediatamente em outra perfeita e absoluta e, talvez diga: Baaah tchê! Não é que eu estava taPAdo de engano e o Antonio, coberTAdo de razão? Mas, baaah!!!

Não se esqueça que pensar assim, além de ser melhor e mais conveniente para nos, é uma questão de ser muito mais inteligente. Afinal, as evidências pró, são muito maiores que as evidências contra, que você diz ter ao seu favor; o rol dos motivos favoráveis à existência de uma inteligência por traz de tudo que existe é muito maior; o número de perguntas que os ateus não conseguem responder ao defender suas idéias fundamentadas no “não existe”, são muito maiores do que o número de perguntas que os teistas não conseguem responder.

Os ateus precisam entender que a estupidez e a ingenuidade das teologias criadas e praticadas pela humanidade e, as religiões e as caricaturas de Deus, por elas produzidas, nunca foram e, menos hoje é, argumento convincente para negar e existência de um Planejador Inteligente para a odisséia humana na terra.

Para encerrar digo que o artigo que postei sob o título: RESPOSTAS AOS IRMÃOS ATEUS IV representa uma evolução do pensamento sobre o tema. Quem tiver tempo pode ler o texto aqui neste blog.

Abraço.

antonioferreirarosa.blobspot.com

terça-feira, 21 de junho de 2011

0011 - RESPOSTAS A UM “CRENTE”

Sobre seu comentário em meu blog referente ao texto que postei sob o título “RESUMO DE O VERDADEIRO PAPEL DE JESUS NA TERRA”-Você me pergunta se eu sigo alguma religião, respondo com certeza: A religião do Deus criador de você, de mim, e de todo o universo perceptível e não perceptível. Será que esta minha religião inclui o que tem dentro da bíblia? Eu digo somente o que tem de bom e útil. E isto não dá mais do que umas 10 páginas.
Sobre a afirmação de “Vir por amor ou vir pela Dor” saiba que isto não passa de um jargão desgastado e sem sentido, usado para coagir e por medo em pessoas ingênuas, portanto, não me preocupa. Todos, sem exceção, estamos sujeitos às mesmas possibilidades de venturas e desventuras. Estes fatores têm muito mais a ver com o nosso grau de otimismo ou pessimismo em relação à vida do que com a opção pelo cristianismo ou por outra religião qualquer. Alem do que sobre a questão da dor e do sofrimento do ser Humano tenho uma resposta muito mais convincente, pela sua coerência, do que as respostas dadas pela bíblia. Se é que alguém consegue achar respostas para estas questões dentro da bíblia.
Dizer que a dor e o sofrimento do ser humano têm a ver com ingestão de maçã, é adotar ridículas mitologias como verdades. Esta explicação não convence mais nem crianças de 10 anos de idade. Como pode convencer adultos inteligentes? Só mesmo adotando mitologias como verdades.
Sobre a questão da dor e do sofrimento da humanidade leia minha tese postada neste blog sob o título: “UMA NOVA TEOLOGIA PARA A HUMANIDADE” e você vai ter respostas satisfatórias e coerentes, aceita-las ou refuta-las é uma questão de opção pessoal. Já é hora da humanidade se livrar dos dogmas mitológicos e tribais impostos pelas teologias Judaica, Islâmica e Cristã, que tantos males e atrasos causaram e causam à humanidade.
Sobre estar confuso ou em cima do muro saiba que não penso assim, minha postura é clara: Jesus como outros seres humanos iluminados, veio a terra pelos mesmos motivos que eu e você, pelo motivo que coloco em minha tese (conhecer o mal e o sofrimento para conseguir perceber o bem e a felicidade que nos esperam no paraíso para onde iremos). Só há uma diferença, Jesus veio com uma missão adicional: Pregar o amor, a solidariedade e a caridade. Jamais foi morrer para nos salvar. A humanidade nunca esteve perdida, mesmo porque inferno não existe somente o paraíso existe. O inferno só existe nas mitologias criadas pela própria humanidade.
Saiba que Deus, JAMAIS, cobraria de qualquer ser humano qualquer tipo responsabilidade por crer ou não crer em Jesus. É uma questão de justiça e justiça é a essência de Deus. Nenhum indivíduo pode ser testemunha ou dar testemunho e, portanto, ser responsabilizado por daquilo que não viu, não ouviu e não sentiu, enfim, não percebeu com nenhum dos sentidos. Com certeza Deus respeita este princípio, elementar, do direito. Principalmente sobre um fato acontecido a mais de 2000 anos, muito mal circunstanciado sob o ponto de vista da antropologia e, tremendamente manipulado pela história e pela igreja católica. Dizer que a bíblia é palavra de Deus é incoerência. A bíblia contém pequena parte de seus relatos coerentes com a natureza Divina, mas, caberia em apenas umas 10 páginas aproximadamente.
Leia também neste blog o texto que postei sob o título: “O QUE É INSPIRADO POR DEUS DENTRO DA BIBLIA”. Fique absolutamente tranqüilo, ninguém pode ser responsabilizado pelo que não viu e não fez. Muito menos o seria por Deus. Admitir o contrário é admitir que Deus seja louco ou tirano. Como alguém inteligente pode pensar que Deus agiria com tamanha incoerência, falta de bom senso e injustiça? Presta atenção meu amigo ou amiga já que você não quis se identificar no comentário que fez.
Obrigado pela presença em meu blog.


Antonio Ferreira Rosa.